::. Trilhas & Rumos .:: Equipamentos de camping, escalada, caminhada, trekking, alpinismo, bike, aventura
 
 

Dicas & Roteiros
 
Trilhas e Rumos »Dicas & Roteiros

 
Seções
 

Dicas de Uso

Alimentação
Barraca
Caminhada
Ecologia
Equipamentos
Esportes e atividades ao ar livre
Links
Livros
Mochila
Orientação
Outras dicas
Primeiros Socorros
Saco de dormir
Vestuário
Videos

Onde Ir

     
     
     
     
     
 
 
Monte Verde: ar europeu na Serra da Mantiqueira

Untitled document

Localizada ao sul do estado de Minas, na divisa com São Paulo, a cidade de Monte Verde é exuberante em belezas naturais e oferece muitas opções de turismo ecológico e atividades esportivas ligadas à natureza. A Família Muller, a mais nova parceira da Trilhas & Rumos, esteve no local e conferiu de perto as várias alternativas que a cidade oferece.

Com clima seco e ameno, a temperatura desta bela cidade serrana varia entre 28º C no verão e – 10º C no inverno. Não é à toa que tem clima comparado ao de várias cidades da Europa e sua origem é de colonização Letã e Alemã.

Aliás, a influência européia é visível no estilo de suas construções e na culinária local. Com cerca de cinco mil habitantes e a 1.600 metros de altitude, Monte Verde oferece boa estrutura de restaurantes e hospedagem. Mas seus principais atrativos estão ligados à natureza e às montanhas que a cerca.

Para os que gostam de caminhar, não faltam opções de trilhas que levam a alguns cumes da Serra da Mantiqueira, como o da Pedra Partida (2.050 m), Pedra Redonda (1.990 m), Chapéu do Bispo (2.030 m) e Pico do Selado (2.083 m), de onde se avista o Vale do Paraíba.

O Pico do Selado, ponto mais alto da cidade, é um dos mais procurados, mas só é recomendado para os que já tem alguma experiência com caminhadas. Até o cume leva-se cerca de duas horas, depois de cruzar alguns trechos íngremes. Mas a vista vale a pena, especialmente em dias de céu limpo.

Já o passeio para a Pedra Partida, a Pedra Redonda e o Chapéu do Bispo é possível ser feito sem o acompanhamento de guias, pois as subidas são mais leves e as trilhas bem demarcadas. O pico Chapéu do Bispo é bastante visitado pelos turistas nos finais de semana. Para subir em seu topo é necessário subir em ferros fincados na rocha, só sendo recomendado aos que estão acostumados a técnicas de montanhismo.

Na Pedra Redonda é possível ter uma das vistas mais bonitas de Monte Verde. Da Pedra Partida (mesma trilha que leva à Pedra Redonda) é possível avistar ao longe a Pedra do Baú, em Campos do Jordão. Mas as atrações não param por aí. Além dos picos, Monte Verde oferece caminhadas até cachoeiras e deliciosos banhos de rios.

A Cachoeira dos Pretos é uma excelente alternativa, com sua queda de 150 m de altura. Localizada a 31 km da cidade, no município de Joanópolis (SP), é considerada a maior queda d’água do estado de São Paulo. O local conta com boa infra-estrutura turística.

Outra boa opção de lazer são as corredeiras do Itapuá, que pode ser acessada por uma trilha bem fácil e suave, localizada na Fazenda Hotel Itapuá, distante três quilômetros da vila. Na região também é possível fazer outras atividades ao ar livre, com rafting, passeios de jipe e de moto, trilhas com mountain bike, arvorismo, escalada, bóia-cross e cavalgadas. Possui um aeroporto para aviões pequenos, onde se oferecem vôos panorâmicos sobre a região.

Além disso, para quem gosta de caminhadas mais longas, a travessia Monte Verde – São Francisco Xavier, de aproximadamente 12 km, é uma opção. Com dificuldade média, é possível fazê-la em aproximadamente 6 horas de caminhada. É recomendável o acompanhamento de um guia local. Apesar de ser um destino muito procurado no inverno, por ser uma cidade encravada nas montanhas, Monte Verde vem, cada vez mais, recebendo os amantes da natureza e de atividades ao ar livre, ao longo de todo o ano. Vale a pena conferir!

Como chegar

Saindo de São Paulo, pegar a Rodovia Fernão Dias (BR-381), sentido Belo Horizonte. Após a divisa SP/MG, seguir por mais 30 km (passando pelas cidades de Extrema e Itapeva) e entrar em Camanducaia. Seguir mais 29 km de subidas até Monte Verde. Fica a aproximadamente 170 km de distância da capital paulista, 483 km de Belo Horizonte e 522 km do Rio de Janeiro.

 
 

 
 
 

 
Páginas   Fale conosco   Endereço da Empresa   T&R no Facebook
A Empresa
Informativo
     
 

Dicas e Roteiros

Fale conosco
Produtos
Catalogo Virtual
Como comprar
Como pagar
Nossa Garantia
Onde comprar
Promoções
Segurança
 
Espaço Usuário
Galeria
Classificados
Links
 
Loja online
 
  Copyright 2014 - Trilhas & Rumos. Todos os direitos reservados 5678317